A Melhor Técnica de Team-Building que já Vi!

Hoje vou começar com uma frase…
Construir equipa é muito mais do que recrutar algumas pessoas para estarem a trabalhar juntos.

A melhor designação de equipa que ouvi foi quando me disseram: Uma equipa é um conjunto de amigos com o foco no mesmo objectivo. Seja ele uma taça de desporto, ou um objectivo empresarial.

O que o Napoleon Hill também designa como Mastermind Alliance.

Quero frisar uma palavra que fez toda a diferença para mim, e isso foi a palavra Amigos, sim temos de ter uma relação de amizade com a nossa equipa, todos eles.
Uma das razões pelas quais andei sempre de empresa em empresa, foi pelas pessoas que estavam envolvidas e eu não tinha controlo sobre quem é que trabalhava, e ás vezes são pessoas que mais valia nem teres conhecido de tão negativas que são.

“Grande Sucesso é construído tendo como base grandes alianças” – Stephen E. Reynolds

E essas alianças, essas amizades tem de ser construídas. E nada melhor do que usar técnicas de team-building, tomar a iniciativa para reunir a equipa toda e tomar acção todos juntos para o nosso objectivo em comum.

download

Eu identifiquei uma técnica que irá fazer com que construas uma verdadeira equipa. E a técnica é…

Formações

Agora estás a pensar assim “Então mas isso já eu sabia, que raio de publicação é esta?!”.
Eu digo “Não é uma formação em que apenas tas numa sala como se tivesses no 9º ano outra vez!”.

Se fosse uma formação em que era apenas isto, não valia a pena. Mas a verdade este foi dos melhores fins de semana que tive. Porque sim numa formação isso também faz parte mas não é isso que vai fazer o tão desejado team-building.

Vamos relacionar isto com construir amizades, e isso acontece quando passamos tempo juntos, e naturalmente a falar sobre assuntos que nos interessam.
E sabes o melhor?
É que existe um grande assunto que todas as pessoas da tua equipa gostam em comum. Desenvolvimento Pessoal!

E com isto digo Formação sim, mas se isso não for acompanhado de algum evento em que estão todos juntos livremente as ligações não vão ser feitas.

A grande verdade é que a profissão que nos inserimos é muito difícil, os resultados não aparecem instantaneamente. Se não houvesse uma equipa que se motiva e ajuda mutuamente, a taxa de desistência vai ser muito grande.

Umas ideias para complementar a tua formação:

  • Um jantar de equipa.
  • Um circulo em que é encorajado falarem todos sobre o problemas dos seus negócio e arranjarem uma solução para isso todos juntos.
  • Uma saída à noite.

As possibilidades são muitas, o importante é pensar como é que podemos nos ligar como humanos. A parte do negócio fica para depois.

Como costumo dizer, estamos no negócio das pessoas. Não nos podemos tratar como máquinas!

Publicações Relacionadas:

Gostaste desta publicação? Deixa um comentário e partilha no Facebook.

Vamos para o TOPO!

Pedro Menezes @ Going To The TOP

PS: Se estás com problemas em construir a tua lista de potenciais clientes e membros da equipa, clica nesta ligação e descobre como construir a tua lista usando este sistema de Plug-n-Play. (Sem ser preciso experiência técnica). 



Deixe um comentário