A Solução

Tens e usas, como queres, o bem mais precioso que existe na vida. O TEMPO?

A liberdade para fazeres o que queres quando queres e não te preocupares que as 8 da manhã tens de estar a trabalhar?

Mesmo que não tenhas hora fixa, será que isso resolve mesmo o problema?

Todos os dias, milhões de pessoas, em Portugal e no resto do mundo, acordam as 7h para ir trabalhar, aturar o transito matinal, tudo para ficar das 9h às 18h fechado num cubículo (em muitos casos até muito mais tarde do que 18h).
Passar horas a fio fechado num sitio, por vezes sem qualquer tipo de gosto pelo que se faz, causa stress só de estar lá. Stress esse que acumula com o stress de ir cedo e voltar tarde do escritório.
Imagina o cansaço que isto causa, a única coisa que se quer depois é sentar e “vegetar” em casa.

Mas no dia seguinte o que acontece? Tudo outra vez…

Como é que é a vida de uma pessoa quando ela está presa neste ciclo vicioso?
Os teus objectivos de vida? Os teus sonhos? Quando é que haveria tempo para trabalhar neles?

“Tempo Perdido nunca mais é encontrado.” – Benjamin Franklin

Agora imagino que dirias algo do género “Então e se deixar de trabalhar o dinheiro vem de onde?”. É verdade precisamos de pelo menos um rendimento para sobreviver, mas esse rendimento justifica estarmos num trabalho que nem sequer gostamos só porque recebemos o suficiente para viver?

Imagina que o dinheiro não é problema, passavas o tempo como passas agora? O que farias com o tempo que tens? Trabalhavas onde estás actualmente?

Posso te dizer, se te identificas com o que disse sobre o “corporate world” é perfeitamente normal.

Eu sei o que é estar nesse ciclo, sei o que é querer desenvolver os teus próprios projectos e adiá-los porque não consigo gerir o meu tempo para conseguir os desenvolver.

Dei por mim a perguntar:
“O que consigo fazer para resolver este problema? Como posso sair deste sistema que estou metido?”

Quando eu fiz esta pergunta surgiu-me duas “soluções”:

  • Mudar de empresa
  • Mudar de área de trabalho ou ter uma nova posição na empresa

Mudar… Parece simples… Como se costuma dizer se estás mal muda. Mas repara que eu escrevi soluções entre aspas de propósito.Sim a ideia é mudar, mas não para uma coisa que a longo prazo vai te deixar exactamente na mesma situação…

Digo isto porque quando experimentei as duas soluções vi que o que aconteceu não era bem o que estava a espera.

Porquê? Repara no que me aconteceu quando experimentei cada uma delas:

  • Mudar de empresa foi a primeira coisa que me passou pela cabeça, mas passado algum tempo vi que não é a melhor opção para teras condições que realmente queria, e eu mudei várias vezes de trabalho a procura de condições melhores. Para mais tarde descobrir que a única coisa que mudava era o local de trabalho e o projecto em questão, o resto continuava tudo igual.
    E das duas uma, ou me contentava com o que tinha e ficava por ali, ou mudava de trabalho outra vez. Para que depois de algum tempo ver que no fundo é igual e mudar outra vez.
  • Mudar de área pode ser uma ideia refrescante para a nossa vida, o processo de aprendizagem e dias de trabalho fora da nossa rotina anterior.
    Mesmo assim, as condições que nos fizeram mudar vão mesmo alterar? Continuar a trabalhar para alguém, a não ter controlo do meu nem do rendimento nem do meu tempo…
    Será quem assim ia mesmo ter liberdade da maneira que aspiro? Depois de falar com pessoas nas áreas que estava a pensar vi que as condições de trabalho eram exactamente iguais.
Já alguma vez passaste por estas situações?

Não são grande coisa pois não?

Foi neste impasse que me encontrei durante algum tempo, até que encontrei a solução para este problema!

Numa conversa com duas pessoas que neste momento são grandes amigos meus, veio ao assunto uma nova maneira de trabalhar.

O novo mundo do empreendedorismo! A solução para atingir a liberdade que tanto procurava!

Um mundo em que não há chefes e o rendimento é directamente proporcional ao valor que é dado ao mercado.

Empreendedorismo foi a luz ao fundo do túnel para mim as vantagens são exactamente o que quero para a minha vida. Existe uma pequena particularidade sobre o empreendedorismo puro. Tem um conjunto de requisitos que é preciso satisfazer para ter sucesso:

  • Grande Investimento
  • Grande Risco de nada funcionar e perder todo o investimento (monetário e de tempo) que deste
  • Skills! Parece que não mas ser empreendedor é muito mais do que ter uma ideia.
Dito assim até parece que não é solução nenhuma. Eu como informático não tinha skills de empreendedorismo, nem muito dinheiro para investir a um risco tão grande.
Sei que muitas pessoas que querem começar os seus próprios negócios falham porque não têm experiência empresarial, contactos, mindset empreendedor e dinheiro para investir!

Este é o maior problema! Pessoas que arriscam sem se desenvolverem, correm sérios riscos do seu negócio estar condenado a falhar, assim como cerca de 80% das empresas que em 3 a 5 anos de existência vão à falência!

A boa noticia foi, o que me apresentaram tem as vantagens de ser empreendedor com muito menos investimento, muito menos risco e, o melhor de tudo, treino!

A solução foi Network Marketing, que na minha opinião é uma autentica escola de empreendedores.

Definição segundo o Enterpreneur.com: Um modelo de negócio em que uma rede de distribuidores é necessária para construir um negócio. Normalmente negócios multi nível em que os pagamentos ocorrem em mais que um nível.
Logo a partir do primeiro dia vi logo estas vantagens que me iriam ajudar a me desenvolver como empreendedor:
  • Comunicação: Puxou por mim para sair da minha zona de conforto e aumentar as minhas habilidades de comunicação
  • Aprender com Empresários: Tenho a possibilidade de conhecer empresários em todas as áreas e as experiências que tiveram
  • Aumento dos meus contactos: Como se diz, contactos são tudo, mais importante que dinheiro até!
  • Conhecimentos sobre o mundo empresarial: Fez-me ter uma noção do que é preciso para um negócio de sucesso e estratégias para o implementar.
“Se és uma pessoa com grandes sonhos e gostavas de ajudar outros a atingir os seus grandes sonhos, então network marketing é para ti. Podes começar em part-time no inicio e à medida que o teu negócio cresce, podes ajudar outros a começar o seu negócio part-time. Isto é valioso – um negócio e pessoas que se ajudam mutuamente para que os seus sonhos se realizem.” – Robert Kyosaki
Agora o melhor de tudo, rendimento passivo, seres pago todos os dias para o resto da tua vida por trabalho que fizeste antes. A semelhança de um livro, depois de o escreveres recebes sobre as vendas, já não precisas de fazer mais nada.

to-get-rich-you-have-to-be-making-money-while-youre-asleep-quote-1

Imagina que todos os meses tens a cair na conta 500€ sem fazeres nada por isso. Como é que seria a tua vida? E se fosse 1000€? Ou 5000€?

A liberdade que terias…



Deixe um comentário