Atinge o Sucesso ao Deixares estes Hábitos

Alguma vez definiste um conjunto de objectivos, e quando dás por ti, passou um dia, uma semana, um mês, nada do que tinhas definido está feito? Em casos piores nem sequer começado.

Existe sempre algo que na altura parece mais importante…

Perdemos o foco do que queremos fazer, por mais determinados que estejamos…

Porque é que isso acontece?

Eu, estando também a construir a minha organização, também passei por isso, e sendo muito sincero às vezes ainda me acontece, mas percebi uma coisa que me fez mudar a maneira como via este problema e fez-me começar a mudar para melhor.

Percebi que nós, humanos, somos moldados por hábitos. Cada um de nós tem os seus. Até para as coisas mais banais da vida como o nosso ritual ao acordar.
O sucesso e o insucesso dependem dos nossos hábitos. Pequenas acções que realizamos todos os dias que determinam o crescimento ou não do nosso negócio.

Peço-te agora para reflectires sobre o teu dia a dia. Estás a fazer o suficiente no teu negócio?

Se a tua resposta é algo do género ‘posso fazer mais’ é por causa dos teus hábitos que, independentemente do que eles são, não te estão a ajudar a construir um negócio de sucesso!

Como se costuma dizer, primeiro passo para a mudança é identificar o que está mal ou o que já não se enquadra com o estilo de vida que queremos ter e ver soluções para resolver esses pontos.

Relacionado: Decisão
  • A tua rotina matinal não existe
    • Quando tens tantas coisas para fazer ao longo do teu dia e é tudo urgente, o teu precioso tempo de manha é sempre gasto numa correria, a fazer o que for preciso para sair de casa o mais rapidamente possível.
      Estás a perder uma excelente oportunidade para garantir o teu sucesso. Podes desenhar uma rotina que vai te ajudar fisicamente e mentalmente para aumentar a tua produtividade o resto do dia. Nem que seja 10 minutos para desenvolver uma rotina, vai te trazer energia, foco, e vais ter mais confiança durante o teu dia – em vez de começares o dia já stressado.
  • Esqueces que a tua vida dentro de ti determina a tua vida no exterior
    • Isto é uma habito que implementei desde o inicio porque aprendi logo que os nosso pensamentos definem quem somos, pois são eles que definem as nossas acções.
      Para mim tudo começa com gratidão. Escrever algumas coisas que estamos gratos por ter (especialmente quando os tempos são difíceis) muda completamente a tua perspectiva.
      A nossa vida interior cresce quando tiramos tempo para reflectir sobre o que é positivo e que está a funcionar, o que nos motiva para repetir o processo.
  • Preocupas-te em agradar toda a gente
    • Muito simples perceber porque é que isto acontece. Porque temos medo do que as outras pessoas pensam de nós.
  • Deixas que as distracções tomem controlo
    • Quando temos medo do que as pessoas pensam de nós, tendencialmente paralisamos e não fazemos o que devíamos fazer.
      E é a partir daí que o nosso cérebro começa inconscientemente a procura de coisas para nos fazer sair desse estado de ansiedade. Depois tudo o que estiver a frente, TV, jogos, começar a desenhar, etc começa a parecer bem interessante de se fazer agora.
  • Procrastinar
    • Mas passado algum tempo começas a sentir-te mal pois não estas a desenvolver o teu negocio ou a fazer o trabalho que devias estar a fazer nesse momento.
      E para te fazer sentir melhor uma voz dentro da tua cabeça começa a dizer “amanhã fazes. até vais estar mais descansado”.
      Mas lá porque deixaste para amanhã o processo vai ser diferente? Claro que não! E eu sei que toda a gente já viveu isto de uma maneira ou de outra.
  • Achas que consegues fazer várias coisas ao mesmo tempo
    • Mas imagina que consegues, passas pela primeira barreira e começas a fazer as coisas agora. Boa! Já existe algum progresso.
      Mas depois começas a ver isto e aquilo, e queres fazer tudo ao mesmo tempo. Seja para maximizar o tempo, ou uma outra razão, e ficamos tão cheios de coisas para fazer que não conseguimos nos focar nas acções e acabas por não fazer nenhuma delas.
  • Esperas um resultado imediato
    • E agora começas a focar em uma coisa de cada vez, ainda melhor! Cada vez mais perto do teu objectivo e a partir daqui consigo dizer que podes mesmo chegar lá.
      Então porque é que tantas pessoas mesmo assim falham?
      Porque esperam que o resultado seja imediato!
      É preciso consistência nas acções. E vai haver muitas falhas até chegares ao teu objectivo, mas se não desistires e continuares mais tarde ou mais cedo terás feito o que tinhas como objectivo.
  • Não dizes Obrigado
    • Não vais ter sucesso sozinho. Todos os dias existem pessoas na tua equipa que merecem um obrigado, aliás toda a gente desde o condutor do Uber que te levou a casa depois de uma noite de copos, ao empregado do bar que te serviu um café. Já agora sorrir também! Ser positivo afecta a ti e a todos a tua volta!

Repara que, estes pontos que descrevi estão de certa forma relacionados. Um mau hábito leva a outro até chegares a um ponto em que já não fazes nada para o teu negócio e sabes onde é que isso leva certo?

Como podemos então deixar de ter estes maus hábitos?

Eu descobri no site success.com  a regra dos 20 segundos. Um principio em que ao fazer pequenos ajustes, conseguimos substituir maus hábitos por bons hábitos. Uma maneira de o fazer é a definir um conjunto de regras para nós mesmos. Os psiquiatras designam estas regras como “decisões de segundo grau” – decisões que tomamos antecipadamente para o nosso próprio bem.

Definir estas regras antecipadamente liberta-nos de estar constantemente a fazer escolhas, o que nos da mais poder e ajuda a fazer uma verdadeira diferença na nossa vida. Por exemplo: Criar uma regra que diz “Não usar o elevador” ou “Ver o email apenas uma vez por hora”.
Com o passar do tempo vais ver que essas regras já não são necessárias porque se tornaram hábitos.

Que regras podes definir para melhorar a tua saúde, o teu negócio ou as tuas razões?
Começa por fazer uma lista de ideias de pequenas regras que podes implementar. Quanto menos decisões tens de fazer, mais fácil é ter uma mudança positiva na tua vida.



Deixe um comentário